Share
Imprimir

Você sabia que uma avaliação de imóveis realizada por profissional habilitado é a garantia de se ter em mãos o valor correto do imóvel, de forma a não prejudicar as partes envolvidas na negociação, ou criar expectativas irreais que podem inviabilizar a transação? Para isso, deve-se buscar um perito em engenharia civil, o profissional capacitado para fazer a avaliação do jeito certo.

Conforme definido na norma NBR 13752/1996, de Perícias de Engenharia na Construção Civil, a avaliação é a “atividade que envolve a determinação técnica de valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento”. Para a avaliação de imóveis são extremamente importantes as informações relativas a propriedade do imóvel, localização, medidas e confrontações, bem como os projetos das benfeitorias, levantamentos topográficos existentes, e ainda, as permissões do município para o uso do imóvel.

Neste sentido, a avaliação de imóveis possui várias metodologias e critérios, que variam conforme os seguintes fatores:

  • Objetivo da avaliação;
  • O tipo e a localização do imóvel;
  • As ofertas de imóveis semelhantes;
  • A situação do mercado imobiliário na época da avaliação; e
  • A data da avaliação, que pode ser na data presente ou em data pretérita (passado).

 

Importante: O principal critério no trabalho de avaliação de imóveis é o atendimento da família de Normas Técnicas da ABNT de Avaliação de Imóveis, compostas pelas seguintes normas atualmente:

NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil;

NBR 14653-1 – Avaliação de bens – Parte 1: Procedimentos gerais;

NBR 14653-2 – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos;

NBR 14653-3 – Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais;

NBR 14653-4 – Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos;

NBR 14653-5 – Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral;

NBR 14653-6 – Avaliação de bens – Parte 6: Recursos naturais e ambientais;

NBR 14653-7 – Avaliação de bens – Parte 7: Bens de patrimônios históricos e artísticos;

NBR 12721 – Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios – Procedimento.

Características da avaliação de imóveis realizada por profissional habilitado

Entre os erros mais cometidos em uma avaliação está a apresentação de opiniões baseadas em “experiência de mercado”, desvinculadas ou não de procedimentos técnicos, gerando um resultado desassociado da realidade. Por isso, uma avaliação bem-feita é caracterizada pela fundamentação científica, que abrange a escolha do método adequado, o entendimento da conjuntura de mercado, as características físicas e espaciais do imóvel, entre outros critérios de fundamentação da avaliação e das conclusões.

Deste modo, pode-se encontrar o valor mais próximo possível do real, conforme as informações viáveis de serem coletadas a respeito do objeto da avaliação, bem como da situação do mercado na data da avaliação. Ainda, a avaliação, com vistas a atender as normas técnicas, traz diversos conceitos e verificações que devem ser atendidas, e o mais relevantes é torná-las o mais clara possível para o cliente, garantindo-lhe segurança e compreensão das informações apresentadas. Também é indispensável o conhecimento do mercado imobiliário na data da avaliação, da região do imóvel avaliado e das variáveis que influenciam no valor do imóvel.

Como contratar a avaliação de imóveis

Para a contratação do perito para a avaliação de imóveis, é indispensável que seja um profissional vinculado ao CREA (Conselho Regional de Engenheiros Autônomos) ou ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), com experiência na avaliação de imóveis e domínio das normas técnicas relacionadas.

Sobre o tempo para realização da avaliação de imóveis, é importante ressaltar que este é um trabalho técnico e complexo, que envolve não apenas a vistoria do imóvel (salvo restrições), mas também a coleta de informações complementares de mercado, legislação e tratamento científico (em sua maioria). Neste contexto, dependendo da complexidade de cada caso, o trabalho pode exigir meses de desenvolvimento, enquanto trabalhos mais simples demandam de 15 a 30 dias para conclusão.

Quanto custa fazer uma avaliação de imóvel

A avaliação de imóveis normalmente tem seu valor balizado no tempo despendido pelo profissional para elaboração do Laudo de Avaliação, calculado em horas de trabalho. São utilizados como referência critérios como o valor da Hora Técnica fixado entre 10% e 20% do CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil), sendo a remuneração mínima fixado em 8h de serviço.

Deseja saber mais sobre o trabalho de avaliação de imóveis? Consulte os peritos especializados em Engenharia Civil da Zambon Perícia & Avaliação.