Sobre lucro e margem de lucro

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Lucro é a diferença entre a receita e a despesa de uma empresa em determinado período (um ano, um semestre, etc.), portanto, de forma simplificada, trata-se do retorno positivo sobre um investimento, ou, a diferença positiva entre o que se recebeu e gastou por uma atividade comercial. Existem diferentes tipos de lucro, destacando-se o lucro bruto, composto pela diferença entre a receita obtida pela venda de mercadorias e o custo de sua produção/aquisição. Já a receita bruta seria o produto das vendas de bens e serviços, ou seja, tudo aquilo que a Empresa recebeu de seus clientes como decorrência das atividades executadas. A receita líquida, por sua vez, seria o valor da receita bruta após serem feitas deduções de impostos (PIS/Cofins, ISS, ICMS, etc.), devoluções de vendas (produtos devolvidos, no caso) e os descontos comerciais. Estes conceitos basearam-se na Endeavor (https://endeavor.org.br/cmv/). Outra forma de ver o lucro bruto seria deduzir da receita obtida, juntamente com o custo de sua produção/aquisição, o custo dos gastos com insumos diretos, tais como energia e outras despesas vinculadas pontualmente aquelas receitas, assim como impostos e a remuneração da força de trabalho, ou seja, seria a diferença entre a receita total e custos variáveis (Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis). Já o lucro líquido, nesta abordagem, seria calculado subtraindo-se do lucro bruto a quantia correspondente à depreciação do capital fixo (máquinas e equipamentos) e as despesas financeiras (pagamento de juros de empréstimos), portanto, o lucro líquido seria a diferença entre a receita total e custo total (Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total). O custo total, é a soma de todos os custos, fixos ou variáveis, (Custo Total = Custos Fixos + Custos Variáveis).

Margem de lucro (profit margin; spread), pode ser entendida de forma bastante simplificada, como a diferença entre o custo do produto e o seu valor de venda, sendo geralmente expressa na forma percentual. Portanto, uma forma de adequada de explicar a margem de lucro seria dizer que a mesma demonstra a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima de suas vendas, ou, por outro prisma, a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final e definindo a margem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda. Desta forma, dada às especificidades de cada negócio, cabe ao empresário, conhecedor de suas metas e de seus custos, estabelecer margem de lucro compatível na hora de precificar o seu produto ou serviço. A margem de lucro pode ser calculada pela fórmula: margem de lucro = lucro/receita x 100.

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