A prosperidade de uma nação está intrinsecamente ligada a existência um sistema financeiro confiável, transparente e seguro. Isso se deve ao fato de que tanto pessoas físicas quanto jurídicas, de diversos tamanhos e segmentos, recorrem às instituições financeiras para uma gama variada de operações. Assim, o sistema financeiro nacional é testemunha diária de uma infinidade de atividades que vão desde procedimentos simples como um financiamento habitacional, a obtenção de uma linha de crédito para adquirir equipamentos ou a emissão de duplicatas, passando por transações mais complexas como financiamentos de exportação e chegando em operações estruturadas de aquisição de empresas.
Portanto, é natural que no meio de tantas e operações, surjam desafios, que vão desde a inadimplência até questões como recusa de crédito, endividamento excessivo e contratos desvantajosos. Neste sentido, tanto há ocasiões nas quais o devedor se encontra incapaz de cumprir com as obrigações assumidas, o que resulta em ações de cobrança iniciadas pelas instituições financeiras, como ainda, existem situações nas quais as instituições financeiras alegam ter sido ludibriadas pelo acesso a informações falsas fornecidas pelos tomadores de crédito. Por outro lado, há também diversos casos, em que o devedor entende que firmou contratos desvantajoso, caracterizados como “contratos de adesão”, o qual incluiria cláusulas potencialmente leoninas.
Desta maneira, a diversidade e a crescente complexidade dos contratos financeiros tornam a perícia bancária uma necessidade cada vez mais premente e multifacetada. Para ilustrar esse ponto, basta considerar o constante aumento da complexidade e da criatividade nas operações bancárias, o que frequentemente resulta em transações peculiares não facilmente compreendidas por leigos.
Neste contexto, a Zambon Perícia e Avaliações Ltda se destaca ao analisar continuamente as orientações jurisprudenciais das instâncias superiores em relação aos contratos firmados com instituições financeiras, bem como, possui a expertise decorrente do exame de milhares de avenças distintas ao longo de sua trajetória. Estes são apenas alguns dos aspectos que favorecem o exame correto deste tipo de demanda pela Zambon, podendo as mesmas abrangerem uma variedade de tipos de contratos, incluindo ações de cobrança e recuperação de crédito, revisões de conta corrente, conta garantida, expurgos inflacionários, cartões de crédito, capitais de giro, financiamentos imobiliários, Sistema Financeiro da Habitação (SFH), operações com moeda estrangeira, derivativos entre outros.
Por conseguinte, em um ambiente financeiro em constante evolução, contar com uma equipe especializada em perícia judicial é essencial para compreender e solucionar as complexidades que permeiam as relações junto às mais diferentes operações e instituições financeiras, garantindo a justiça e a transparência no âmbito judicial.
Para conhecer mais sobre o tema, acesse os diferentes artigos técnicos produzidos pela Zambon e disponíveis nos seguintes links:
atuações diretas em processos
nomeações como perito do Juízo.
atuações como assistente técnico, parecerista ou perito assistente.