Share
Imprimir

O trabalho de perícia tem ganhado cada vez mais espaço e importância em diferentes áreas da sociedade. Mas você sabe o que é perícia e o que faz o perito?

img1

Perícia é uma palavra que tem origem no Latim (peritia) e conceitualmente é “o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela autoridade policial ou judiciária, com a finalidade de esclarecer à Justiça sobre o fato de natureza duradoura ou permanente”, conforme definição do DireitoNet.

Portanto, o perito é o sabedor de um conhecimento particular e específico, e que pode ser consultado com o fim de esclarecer pontos controversos ou não, sobre determinado tema, ou seja, o Perito, profissional legalmente habilitado, atua com o objetivo de avaliar e esclarecer fatos por meio de uma série de procedimentos técnicos.

O trabalho de perícia na Zambon Perícia & Avaliação é realizado em duas frentes: a perícia econômico-financeira e a perícia em Engenharia Civil. Em ambas as atividades, seus trabalhos, apesar de serem preponderantemente prestados aos Juízos, também são oferecidos aos escritórios de advocacia, nos quais, mantida a mesma premissa de compromisso com a verdade dos fatos, se exerce a atividade de assistência técnica.

Desta forma, a perícia contribui na discussão de temas que vão desde a apuração de valores decorrentes do empréstimo compulsório da Eletrobrás, discussões acerca de possíveis diferenças na subscrição de ações oriundas de contratos de participação financeira firmados com antigas companhias telefônicas, cobranças indevidas, até a apuração de eventuais perdas com Planos Econômicos, passando pela análise de patologias nas construções e avaliação de imóveis  Assim, os peritos da Zambon Perícia & Avaliação atuam como Peritos de Juízo, auxiliando significativamente Juízes e Juízas na tomada de decisão.

O que é Perícia econômico-financeira

O trabalho de perícia econômico-financeira deve ser executado por profissional Economista perito, habilitado e com larga experiência para examinar fatos e situações, como por exemplo, evolução de dívidas, valor de empresas, revisionais bancárias, temas que envolvem o Mercado de Capitais, cálculos de liquidação de sentença trabalhista,  empréstimos de curto e longo prazo, análise e aplicação de indexadores, quantificação e análise de variáveis micro e macroeconômicas entre outros.

No caso da Zambon Perícia & Avaliação, são atendidas demandas relacionadas a Valores Mobiliários (ações, debêntures, EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS e direitos), Demandas que envolvam DIFERENÇA na subscrição de ações emitidas pela antiga TELESC/BRASIL TELECOM/Oi S/A (perito mais atuante no tema em todo o Estado), Apuração de eventuais diferenças nos planos de previdência privada, Revisão de contratos firmados com CONSTRUTORAS, Bancos Comerciais, SEGURADORAS, Corretoras de Valores Mobiliários e demais Instituições Financeiras (revisões em geral e revisionais BANCÁRIAS), Demandas que envolvam a Lei Renato Ferrari (Concessionárias), Dissolução societária e outros.

O que é Perícia em Engenharia Civil

O perito em Engenharia Civil é o profissional adequado para efetuar a vistoria em condomínios e apartamentos no momento da entrega das chaves, bem como a pesquisa  de possível existência de vícios ocultos no período e até 5 anos para que a construtora seja acionada em caso de irregularidades, conforme prevê o Código Civil.

A perícia em Engenharia Civil também fica responsável pela inspeção predial e pela avaliação de imóveis, ações diretamente vinculadas à conservação do edifício e ao valor do imóvel. Além disso, em caso de reforma, o perito também assume a tarefa de garantir o cumprimento das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como a NBR 16280, que passou a estabelecer requisitos para o controle de processos, projetos, execução e segurança em reformas de edificações.

Em perícias judiciais, os casos mais comuns de atuação do perito engenheiro são:

  • Avaliação de imóveis, muito frequente em divisão de bens (divórcio, inventários e dissolução societária);
  • Análise de patologias em edificações com vistas a buscar o responsável pela correção;
  • Medições de obras e comparação com contratos a fim de apurar o executado físico-financeiro, como por exemplo, obra públicas.

Trabalho associado

O cidadão comum pode buscar os serviços de perícia por conta própria, mas o perito profissional costuma ser requisitado com maior frequência por advogados e por síndicos. Veja por quê.

O Perito e o Advogado

As chances de sucesso em uma demanda judicial crescem quando o advogado é assistido por um perito profissional. Isso acontece porque, desde o início do processo, o advogado poderá fornecer ao Julgador seu conhecimento jurídico alinhado ao conhecimento Técnico do perito profissional (oficializado através do documento denominado Parecer Técnico).

Assim, por intermédio de um trabalho de perícia, com a exposição de fatos e números definidos a partir de uma acurada visão técnica, a causa defendida pelo advogado ganha muito mais força. O trabalho de perícia também ajuda a majorar os resultados, como resultado de acurada análise técnica de fatos e dados. Saiba mais.

O Perito e o Síndico

A perícia de engenharia civil contribui de forma decisiva com o trabalho realizado pelo síndico do condomínio. É o que orienta e oferece argumentos técnicos para garantir a manutenção do prédio dentro dos padrões adequados, evitando desgastes estruturais, prejuízos financeiros e desvalorização do imóvel.

Quando se abre mão do auxílio do perito em engenharia civil, o síndico não cumpre suas responsabilidades no que se refere aos direitos e deveres dos proprietários por meio de orientações técnicas que garantam a execução das manutenções e o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas do condomínio. Ele também passa a correr riscos de responder criminalmente inclusive caso algo de mais grave acontece à estrutura do condomínio decorrente de intervenções de outros moradores ou de falta de manutenção. Saiba mais.

Agora que você sabe mais sobre o que é perícia e o que faz o perito, entre em contato com a Zambon Perícia & Avaliação e conheça também os nossos serviços.