Share
Imprimir

O trabalho da perícia, quando realizado com o objetivo de oferecer suporte técnico, seja ao advogado ou ao Juízo, pode agilizar o andamento de uma ação judicial e, até mesmo, intervir diretamente no seu resultado de maneira positiva. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre contratar um perito não profissional e contratar um perito profissional?

perito profissional

O perito não profissional, ou perito de ocasião, costuma ser uma pessoa graduada que exerce a atividade pericial como forma de complementar sua renda. São peritos das mais diversas áreas, mas sempre com o mesmo perfil: a perícia acaba sendo uma atividade tangente a alguma outra que ele exerce de maneira profissional. E diferente do que faz o perito profissional, por exemplo, como se verá mais adiante.

Em geral, o perito de ocasião não é um profissional ruim. No entanto, acaba por carecer de experiência justamente pela falta de continuidade no trabalho, pela falta de comprometimento exclusivo e pela falta de rotina na realização das atividades.

Por esse motivo, ele nem sempre consegue estar disponível para atender as necessidades mais urgentes do advogado ou do Juízo. Além disso, ele também encontra dificuldades em se projetar no mercado e se estabilizar como perito profissional. Isso porque seu foco principal está voltado para uma atividade diversa à da perícia, assim como a sua atuação profissional, a sua responsabilidade e os seus estudos. 

Na prática da advocacia, isso pode acabar em prejuízo para as partes. Afinal, aquele perito não profissional que começou a demanda judicial auxiliando o Patrono nem sempre estará disponível, ou exercendo atividades periciais ao fim dela. Pela ótica do Juízo, isso também atrapalha: pode comprometer a segurança necessária na hora de homologar um laudo pericial e até impactar no tempo de conclusão dos trabalhos, uma vez que a atividade é secundária na vida de quem atua como perito não profissional.

E o perito profissional?

Por outro lado, o perito profissional apresenta características completamente opostas a isso. Primeiro porque ele tem na perícia a sua atividade principal e está constituído como tal. Ou seja: dedica-se a ela com exclusividade, estuda e se compromete até atingir um nível de excelência que só quem está integralmente na função pode alcançar.

Ele não é, portanto, um aventureiro. Possui uma empresa ou escritório devidamente cadastrado e regularizado, com estrutura física adequada, rotinas e uma equipe multidisciplinar à disposição. Isso facilita a investigação e a resolução de temas complexos, o que reflete também na redução dos equívocos. Assim, por estar associado à sinergia de uma equipe multidisciplinar e com dedicação exclusiva, o perito profissional consegue ampliar a capacidade analítica dos fatos a serem investigados, minimizar as chances de erro e, ainda, aumentar a transparência, a segurança e a imparcialidade do Juízo e dos envolvidos.

Quais são as vantagens de apostar em um perito profissional?

O grande diferencial do perito profissional é o resultado que o seu trabalho garante ao Juízo, ao Patrono ou a um dos litigantes. Na prática, ele agrega precisão e celeridade ao trabalho probatório, o que reduz as perdas indevidas como ainda apura corretamente os ganhos devidos.

Além disso, a vivência adquirida por meio da atuação direta em vários processos proporciona ao perito profissional a capacidade de antecipar eventos, questionamentos e ações das partes. De um lado, essa postura colabora para dar celeridade ao feito. De outro, garante segurança ao julgador e também ao conjunto das partes envolvidas na lide, uma vez que continuará exercendo sua atividade com a mesma determinação até que o processo tenha fim.

Assim, as partes e o Juízo não correm o risco de ficar desassistidos pelo perito, caso ele seja intimado para prestar esclarecimentos ou apresentar os resultados atualizados do seu trabalho após a sua primeira ação.

Na Zambon Perícia & Avaliação, tanto o Juízo, como os advogados e partes do processo têm essa garantia, uma vez que a empresa só atua por meio de perito profissional. Cada um dos clientes possui a garantia de poder contar com o suporte de peritos profissionais experientes e dedicados exclusivamente a esse ramo de trabalho. Desde 2010 no mercado, a empresa já atuou em mais de 2,4 mil casos.

Quer saber mais sobre como o trabalho da Zambon Perícia & Avaliação pode ajudar você? Faça contato!